A primeira casa pré-fabricada de cânhamo

2021 | Catarina Valente


Como todos sabemos, as casas pré-fabricadas são cada vez mais procuradas e ocupam já uma posição de grande destaque no mercado imobiliário. Existem inúmeros motivos para a crescente procura por este método, desde o tempo de construção, à sustentabilidade, passando ainda pela eficiência energética e personalização.

Estas casas são construídas nos mais variadíssimos materiais, como a madeira, o metal ou mesmo o cimento. Mas a empresa holandesa Dun Agro veio alterar um pouco as coisas e lançou uma casa pré-fabricada 100% de cânhamo!

A Dun Agro construiu a sua própria linha de fabricação de painéis de cânhamo – a primeira deste tipo. Os painéis são fabricados com uma dimensão de até 6m x 3m e uma espessura que varia entre os 10cm e os 50cm. Os painéis são prensados ​​na fábrica, garantindo qualidade consistente e produção diferenciada para as especificações de cada parte de uma casa. Assim que o terreno estiver pronto, os painéis são entregues e a casa é montada. A instalação de uma casa média pode demorar apenas 1 semana!

O que é o cânhamo?


O cânhamo é uma variedade de cannabis que, ao longo dos anos, tem sido usada para fazer uma grande variedade de produtos, como roupas, alimentos e biocombustíveis. Não existem limitações relativamente ao seu cultivo, sendo que foi autorizado pela União Europeia em 1998. Contudo, é necessário informar o Ministério da Agricultura e as autoridades nacionais e locais. Ao contrário da marijuana, o cânhamo não contém tetrahidrocanabinol (THC), que é a substância psicoativa da planta.

Vantagens Ecológicas


Uma das grandes vantagens da utilização deste material é que é um dos mais ecológicos que existem. “O cânhamo é um material de construção ecológico que usa apenas uma fração da energia exigida pelos materiais de construção tradicionais. Além disso, também absorve CO2 durante o processo de cura”, explica a empresa no seu site.

Além disso, o cânhamo tem uma grande capacidade de isolamento térmico e acústico, motivo pelo qual mantém as divisões da casa seca e com uma temperatura ótima e saudável, o que significa um impacto positivo na poupança de energia de uma casa.

Um outro dado a salientar está relacionado com a produção de carbono negativo! E porquê? A quantidade de CO2 absorvida pela planta enquanto cultivada é superior à quantidade produzida na produção dos materiais de construção e das casas.