Banheira ou Base de Duche: qual a melhor solução para o seu WC?

2021 | Catarina Valente


Quando se fala em renovar uma casa ou apartamento, as casas de banho são, quase sempre, zonas a considerar. Seja por que estão obsoletas, já não se adequam ao estilo de vida atual ou simplesmente já não combinam com o design moderno que pretendemos para o nosso espaço, estas são áreas muito importantes na nossa casa e que requerem ponderação aquando da sua renovação.

E a questão que surge é: devo colocar banheira ou base de duche?

Banheira


Atualmente, as banheiras são cada vez menos utilizadas e têm vindo a tornar-se obsoletas na sua função. Quantas vezes tomou banho de imersão no último mês? E no último ano? Poucas vezes, certo? A grande maioria das famílias optam por substituir as banheiras por bases de duche ou outras soluções mais práticas e adaptadas às suas rotinas diárias.
Contudo, a banheira também tem grandes vantagens:
  • é, por si só, um elemento decorativo da casa de banho;
  • as casas de banho maiores podem ser transformadas num espaço parecido com um spa, para relaxar depois de um dia de trabalho, e, neste caso, a banheira ganha um lugar de destaque;
  • permite momentos de relaxamento “mergulhado” na água;
  • caso tenha crianças em casa, a banheira é uma das áreas de lazer deles;
  • é possível também instalar uma banheira embutida para ocupar menos espaço em casas de banho de dimensões reduzidas.

    Base de Duche


    Como mencionado anteriormente, a base de duche (ou base de chuveiro) é, cada vez mais, uma tendência!
    Em casas de banho mais pequenas, a opção ideal é realmente a base de chuveiro. Além de oferecer mais espaço, permite uma limpeza muito mais fácil e melhor acessibilidade.

    A diferença entre limpar uma banheira e uma base de duche é enorme, seja pela profundidade, dimensões e tipo de superfície.

    O acesso é também muito mais fácil, tanto para adultos como para crianças, além de que permite libertar espaço dentro da casa de banho.

    No lugar da banheira é possível colocar, por exemplo, um móvel auxiliar, para ganhar espaço de arrumação.

    De ressalvar que o chuveiro também permite economizar água.

    Substituição da banheira por uma base de duche


    Trocar a banheira por uma base de duche é um projeto relativamente simples, dado que afeta apenas uma determinada, a casa de banho pode ser utilizada durante a remodelação e costuma durar apenas alguns dias.
    Contudo, caso esteja a considerar esta opção, deve ter em atenção alguns aspetos e consultar um profissional para ajudar!

    É importante saber de antemão se a banheira foi instalada por cima dos revestimentos (chão e paredes) existentes ou se, ao retirá-la, vai encontrar apenas cimento e tijolos. Neste último caso, terá de perceber qual o material de revestimento que vai escolher para preencher o espaço antes ocupado pela banheira e poderá mesmo ter de alterar todo o revestimento da sua casa de banho.

    As torneiras são também um ponto importante a considerar. As torneiras de banheira são normalmente instaladas a uma altura de cerca de 70 cm, logo acima da banheira. Ao optar por uma base de chuveiro, a torneira terá de ser reposicionada, para lhe permitir uma utilização adequada (a cerca de 120-140 cm).

    Qual o tipo de resguardo que vai colocar na sua nova base de duche? Se optar por um resguardo fixo, lembre-se de simular a entrada e saída do mesmo, para garantir que não existe nenhum obstáculo no caminho, como por exemplo, a sanita ou o bidé.

    Precisa de ajuda? Quer um orçamento para a renovação da sua casa de banho ou mesmo de toda a sua casa? Entre em contacto connosco!