Home Staging: uma tendência que veio para ficar

2021 | Catarina Valente


Tem uma casa ou apartamento para vender? Sabia que o que Home Staging pode ajudá-lo a valorizar o seu imóvel e vendê-lo mais rapidamente?

Estaticamente, tem-se verificado que vender uma casa se torna mais célere e por um valor mais elevado quando são aplicadas as técnicas de Home Staging.

O Home Staging é uma tendência internacional no mundo imobiliário que já chegou a Portugal e que veio para ficar!


Mas afinal o que é o Home Staging?


Esta técnica tem o objetivo de transformar o seu imóvel (moradia, apartamento), tornando-o mais atrativo para os futuros compradores ou clientes. É efetuado através de simples intervenções e de uma decoração moderna, funcional e acessível. Este é um conceito emergente no mercado imobiliário e que permite maximizar o valor do imóvel e tornar o processo de venda ou arrendamento mais rápido.

No mercado imobiliário, em termos práticos, o Home Staging ajuda a que as pessoas que estão à procura de casa consigam visualizar o espaço e se imaginem a viver lá.

Além do mercado de compra, venda e arrendamento de imóveis, esta é uma técnica que tem vindo a ser muito utilizada no mundo do Alojamento Local no sentido de valorizar e decorar os espaços com o intuito de aumentar a sua atratividade e de tornar os espaços mais confortáveis, funcionais e distintos para os seus clientes.


Que técnicas são utilizadas?


Existem técnicas muito simples, como a despersonalização do imóvel, a técnicas mais complexas e/ou trabalhosas.

Uma pessoa que encontra uma casa muito personalizada tem alguma dificuldade em imaginar-se a viver nesse espaço, mas, se entrar num espaço que esteja decorado de forma mais neutra, sem os bens pessoais dos atuais moradores, torna-se muito mais fácil.

Além disso, a disposição da mobília e o seu tamanho é outro fator essencial, diferenciador e, por vezes, bloqueador de muitos negócios. Em muitos casos, as pessoas não têm a correta noção das áreas e acabam por comprar móveis ou sofás muito grandes, ficando sem espaço para socializar. Então, o que grande parte dos compradores vê é um espaço muito pequeno que não serve para ele. Este é um enorme obstáculo à venda e ao arrendamento dos imóveis.

Uma outra técnica muito utilizada é a neutralização ao nível de cores e decoração. Quando temos uma decoração com cores muitos fortes e muito carregada, os compradores acabam por não se sentir tão bem, porque é algo muito pessoal e, por vezes, acaba por ser mais agressivo. Visto de outro prisma, os espaços acabam por parecer mais pequenos.


Home staging

Principais Vantagens do Home Staging:


  • Valoriza o imóvel e o seu valor de venda;
  • Facilita o processo de venda ou arrendamento de casa;
  • Aumenta o número de potenciais compradores;
  • Investimento reduzido.


  • Quer saber mais? Entre em contacto connosco, vamos ajudá-lo a valorizar e a vender o seu imóvel!