Painéis de azulejos “Arte Nova”

2020 | homebyunder

Os trabalhos de conservação e restauro de painéis de azulejos “Arte Nova” na fachada voltada ao mar do Hospital Ortopédico de Sant’Ana foram realizados entre Outubro e Dezembro de 2006, tendo sido realizadas acções de manutenção em Julho e Setembro de 2007. A concretização desta intervenção foi desencadeada após o Diagnóstico do Estado de Preservação e Proposta de Recuperação, realizado pela ERA-Arqueologia, bem como a aprovação pelas entidades oficiais do referido documento.

O objectivo genérico destes trabalhos foi a recuperação dos azulejos através de acções que permitissem reforçar as estruturas e minorar os processos de degradação em curso. A execução dos objectivos envolveu, de modo geral, acções de limpeza e remoção de produtos nefastos, consolidações, restauros e protecções, realizadas em simultâneo com o registo sistemático dos trabalhos.

Tendo em conta o facto de estes bens patrimoniais se encontrarem numa zona com situações climáticas bastante extremas e uma relativa poluição atmosférica, bem como o seu historial, considerámos que se deveriam realizar, no mínimo, duas acções de manutenção anuais.

Era Arqueologia. Conservação Gestão de Património, em: www.era-arqueologia.pt/projectos/460